Desenvolver um site hoje em dia não é muito difícil, no entanto algumas práticas de desenvolvimento podem fazer a diferença no sucesso do seu projeto.  Veja nesse artigo as boas práticas para criar seu site com WordPress.

Existem diversos motivos que tornam o WordPress o preferido dos gerenciadores de conteúdo em websites. Mas para obter todas as vantagens desse CMS, você deve saber desenvolver um projeto em WordPress da melhor forma. Para isso, destacamos algumas práticas para que seu site seja bem desenvolvido do início ao fim. Desde um blog até um site personalizado, a partir de agora você vai saber o passo a passo para isso ser feito.

Boas práticas no WordPress

  1. Plugins: Através deles que é possível customizar funções e até mesmo adicionar recursos ao seu site. Além disso, é capaz de assegurar um desempenho de acordo com as necessidades que o site precisa. Existem diversos plugins no mercado e você vai ir conhecendo-os aos poucos, de acordo com suas necessidades.
  2. Temas: Caso deseje utilizar temas mais avançados, você tem algumas opções. Pode buscar o feedback de usuários ativos ou pode navegar pelo diretório oficial. Além disso, existem sites que facilitam essa escolha. Escolher um tema de qualidade é essencial para o sucesso e até mesmo a segurança do seu projeto.
  3. SEO: Independente de qual seja o seu tipo de uso do WordPress, a partir do momento que está no ar ele vai precisar estar adequado para o Google. Isso significa que o seu site ou blog deve ser desenvolvido para que o Google o indexe em suas buscas e futuramente seja bem posicionados para o assunto que você aborda.
  4. Segurança: Cada dia que passa proteger os dados do site contra invasões de hackers está se tornando uma prioridade. Produtos são desenvolvidos para bloquear ou impedir ataques indesejados. Mas para essas ações terem eficácia, é necessário manter o WordPress atualizado e utilizar recursos adicionais de segurança. Uma boa hospedagem de sites também é essencial para que seu site não seja invadido.

Toda página do WordPress deve conter códigos e plugins de acordo com as normas mais recentes de SEO. Deve ficar atento aos seguintes pontos:

  • Otimização de URLs, títulos, descrições, imagens, templates, conversão e comentário.
  • Sitemaps XML
  • Paginação
  • Conteúdos duplicados
  • Canonical
  • Estrutura do site
  • Off blog SEO
  • Analytics: Investir no uso do Google Analytics é ter a oportunidade de analisar e metrificar as interações e atividades dos usuários no seu site. Mas o desafio não está em instalar o código de rastreamento, mas sim se certificar de que está funcionando bem.

O que vem depois do desenvolvimento do WordPress?

Após passar por todas essas etapas, chegou a hora de definir onde você deve hospedar o seu site após ser finalizado. Para te ajudar nessa tarefa, confira nosso curso de Hospedagem Grátis para WordPress.

Agora que você já sabe todas as melhores práticas de WordPress, pode colocar no ar já o seu site. Tudo isso de uma forma mais fácil do que você imaginava. Etapas claras que vão te ajudar a marcar presença no mundo online!

Curso grátis de WordPress 2019

Agora que você já sabe os pontos mais importantes para começar a desenvolver seu site, que tal ver tudo isso na prática? A WP Definitivo desenvolveu um curso grátis e completo para iniciantes em WordPress. Conheça o curso Como Criar um Site com WordPress 2019 disponível gratuitamente no Youtube.

Autor: Leandro Biffi

1 comentário

Deixe uma resposta