News & Events
Como se proteger das principais vulnerabilidades do WordPress?
O WordPress é hoje uma das plataformas mais usadas para a criação de blogs. E apesar da sua funcionalidade atender muito bem aos blogueiros e aos leitores, há algumas vulnerabilidades existentes nos sites. Por isso, é importante estar preparado para essas pequenas falhas na segurança a fim de evitar perda de material ou coisas piores.
Saiba mais sobre esses problemas, o que podem causar e também dicas de como manter a segurança no seu site, veja!
O que podem causar as vulnerabilidades do WordPress
Dentro da plataforma de sites há alguns erros que facilitam a invasão de hackers nos blogs, tais como senhas muito fáceis de detectar, instalação de plugins suspeitos, não manter o sistema atualizado, entre outros. Há pequenas atitudes que você pode inserir como um hábito e que ajudam consideravelmente a evitar invasões.
Acima citamos as falhas de segurança que são deixadas pelo próprio administrador, ao ignorar essas ações pode ter que lidar com péssimas consequências depois. Por isso, não confie apenas em trabalhar em seu site acreditando que os recursos pré-existentes darão conta de problemas maiores.
Pesquise sobre cada falha e qual a prática necessária para combater e evitar problemas. Abaixo, listamos oito tipos diferentes de falhas e as ações que você mesmo pode fazer a fim de garantir a segurança do seu conteúdo.
Dicas para manter a segurança
Para evitar que problemas aconteçam com você, selecionamos essas dicas para ajudar a garantir a segurança:
1. Faça as atualizações sempre que a plataforma disponibilizar. Quando eles fazem essas alterações, normalmente estão preparados para as falhas encontradas na versão anterior. Por isso mantenha as atualizações em dia.
2. Além de manter atualizado, é interessante ocultar a versão utilizada, pois isso ajuda a evitar invasões. Você pode recorrer ao arquivo header.php e remover a seguinte linha: ” />
3. Deixe os acessos restritos, se há outros usuários que trabalham com você, pode desabilitar quando finalizarem os serviços, diariamente.
4. Quando utilizar pela primeira vez, faça alterações no login principal, o admin, que é algo padrão. Se você altera o login já dificulta na hora da invasão.
5. Use aquelas senhas em formato de frases, substituindo as vogais por números e usando maiúsculas, será fácil de lembrar e mais difícil de hackear. Use por exemplo, Um4s3nh44qu1.
6. Na hora de invadir, as pessoas podem usar programas que tentem várias combinações de senhas. Para dificultar, você pode limitar as tentativas de login.
7. Na opção “qualquer pessoa pode se registrar” é preferível deixar desabilitado. Essa função permite que qualquer um entre no painel de administração do seu site.
8. Assim como as atualizações, mantenha o seu backup em dia, pois caso aconteça alguma invasão, você tem a possibilidade de recuperar o seu conteúdo.
Viu como é importante estar atento à segurança do seu blog? Infelizmente as vulnerabilidades do WordPress existem e a melhor opção é estar preparado para lidar com elas. Tome todas as precauções possíveis, não deixe de pesquisar sobre o tema para que o seu trabalho não seja perdido ou roubado.