News & Events
Como melhorar a velocidade do site WordPress?
Ter um site é uma estratégia empresarial muito importante, porque além de ser mais um canal de comunicação com o público-alvo, também é uma forma de demonstrar profissionalismo e credibilidade. É um complemento para as ações offline, como a entrega de panfletos, brindes personalizados, imãs de geladeira e similares.
O WordPress é uma das plataformas para criação de sites mais utilizadas no mundo todo, graças à sua grande versatilidade e ao fato de ser fácil de configurar. Se você já aderiu a ele, veja a seguir algumas dicas para melhorar a velocidade do seu site e garantir uma navegação ainda mais agradável e exemplar para o usuário.
Escolha correta do tema
Essa plataforma disponibiliza uma infinidade de temas diferentes que lhe permitem personalizar o visual do site. Porém, alguns deles são mais eficientes em termos de performance, tanto para deixar o site mais ágil quanto para melhorar a otimização SEO. Entre eles estão o Enfold, Bridge, Theme X e o Avada.
Se você já colocou o seu site no ar com outro tema e quer colocar essa dica em prática, não se preocupe: é possível fazer essa troca sem comprometer o conteúdo.
Imagens otimizadas
As imagens são um recurso importante para deixar o site mais atrativo, mas também podem ser as grandes vilãs que o deixam lento. Para que isso não aconteça, elas precisam ser otimizadas, ou seja, comprimidas. Imagens de tamanho menor não vão prejudicar a performance do site.
O chamado Lossless é o melhor método para comprimir imagens, porque não diminui a qualidade visualmente. Algumas ferramentas podem ajudar você nessa otimização, como o Wp Smush, CompressJPEG, CompressPNG e o Riot, por exemplo.
Também é importante tomar cuidado para não colocar imagens em excesso, porque além de deixar o site lento, isso também traz a sensação de poluição visual.
Plugins desnecessários
Muitas vezes, o site fica lento pelo excesso de plugins que estão instalados nele. Ironicamente, para reverter esse problema você pode utilizar outro plugin: o P3 faz uma análise geral e mostra quais estão consumindo mais recursos do seu site. Então, você escolhe aqueles que podem ser desinstalados sem prejudicar a experiência dos usuários.
Desabilite Hotlinks
Sempre que alguém copia a URL da sua imagem e a utiliza no seu próprio website é gerado um hotlink e isso deixa o site mais “carregado” e lento. Felizmente, é possível desabilitar esse recurso, basta copiar e colar este código em seu arquivo .htaccess:
RewriteCond %{https_REFERER} !^$ RewriteCond %{https_REFERER} !^https(s)?://(www.)?yourdomain.com [NC] RewriteRule .(jpg|jpeg|png|gif)$ – [NC,F,L]
Escolha uma boa empresa de hospedagem
Para ter um domínio personalizado da sua marca (www.suamarca.com.br), você precisará de uma empresa que forneça o serviço de hospedagem e a qualidade desse serviço está diretamente relacionada com a performance do site. Por isso, vale a pena pesquisar quais são as opções, ver a opinião de quem já conhece antes de fazer a sua escolha.
Gostou das nossas dicas? Também estamos aqui para ajudar com todo o material gráfico para a sua empresa, entre em contato conosco para saber mais sobre os nossos produtos!