Como criar um tema para WordPress do zero
Grande parte das vantagens em usar o WordPress é ter acesso a diversos temas já prontos, que podem ser usados no seu site. Mas, apesar desses temas serem ótimos, pode ser que eles não entreguem exatamente o que você procura. Nesse caso, é preciso colocar a mão na massa e criar o seu. Confira, então, como criar um tema para WordPress do zero.
Entendendo o básico
O WordPress tem um número muito grande de pastas e arquivos, mas para construir um tema do zero, você não precisa se preocupar com todos eles, apenas alguns que são mais importantes.
Primeiramente, é preciso conhecer o arquivo wp-config.php e a pasta wpcontent. No arquivo, é onde irão estar as informações para que o WordPress se conecte com a base de dados, enquanto a pasta irá conter todo o conteúdo, incluindo os temas.
Como o objetivo é criar um tema, ele irá estar dentro da pasta themes que fica na wpcontent. Dentro da página, você irá precisar trabalhar com os principais arquivos para construí-lo:
- archive.php: Mostra os artigos que estão no arquivo;
- comments.php: Arquivo que exibe os comentários e permite que os usuários comentem;
- footer.php: É onde é escrito o código do rodapé;
- functions.php: Reúne algumas funcionalidades extras para os temas;
- header.php: Reúne o código do cabeçalho;
- index.php: Mostra os artigos na página principal;
- page.php: Mostra o conteúdo de uma página;
- single.php: Mostra o artigo na sua página original;
- sidebar.php: Local onde é escrito o código da lateral;
- style.css: Arquivo no qual é escrito o “estilo” do site, ou seja, o design;
- 404.php: Retorna quando um conteúdo não foi encontrado.
O ideal é que, antes mesmo de construir o tema, você já tenha estes códigos em HTML, de modo que seja apenas necessário dividi-los de acordo com os arquivos em questão.
Se aprofundando um pouco mais
Após colocar cada parte do código no seu respectivo arquivo, é importante lembrar-se de um ponto fundamental: as tags.
Esse conteúdo é o que permite que a página interaja com os outros elementos do código, de modo que elas possam se juntar para exibir a página completa. Por exemplo, o index exibe os artigos da página principal, mas também precisa exibir o header, a sidebar e o rodapé.
O código das tags, então, precisa ser adicionado junto a esses conteúdos na parte em que eles serão incluídos. Então, o header irá sempre ficar na parte de cima. É preciso incluir essas tags em todas as páginas que você queira que retornem os componentes completos.
Por fim, o Style é um arquivo que merece uma atenção especial. Como dito acima, ele é responsável por toda a aparência da página, definindo as cores, o tamanho, a posição e as margens dos componentes. Para isso, ele usa o css.
É preciso, então, construir um arquivo e definir o código para a aparência de cada um dos elementos acima.
Então, com tudo pronto, você pode fazer o upload do seu tema para o WordPress. Isso pode ser feito de duas formas. A primeira é acessando a opção Aparência -> Temas e clicando no botão “Adicionar Novo”. Assim, seu conteúdo é subido automaticamente.
A outra opção é subir a pasta inteira para o WordPress, usando um ftp ou o painel de hospedagem.