Como Colocar o Site em Manutenção no WordPress

Olá pessoal. Vamos aí para nossa primeira aula prática aqui do nosso curso de como criar o seu primeiro site em WordPress. Nessa aula vou ensinar a colocar o site em manutenção no WordPress ! Cada desenvolvedor, tanto de WordPress quanto de outra ferramenta  tem seu método de trabalho. Esse método define muita coisa, inclusive a ordem de desenvolvimento. Eu vou passar para vocês o método que eu utilizo para meus próprios projeto. Tanto projetos pessoais ou de clientes. Então tudo que eu explicar para vocês aqui é o que eu realmente acredito que seja mais eficiente tanto para vocês aprenderem quanto também para vocês desenvolverem o projeto. Prontos para colocar o site

Como criar uma página de site em construção

A primeira coisa que eu faço quando eu vou começar um projeto em WordPress, seja um blog, um site, ou loja virtual, é colocar o site em manutenção. O site do jeito que está aqui, se qualquer pessoa acessar o endereço vai se deparar com o site dessa forma. Um site totalmente desfigurado, sem conteúdo e claramente em construção. E isso não é interessante, principalmente se você está utilizando o nome da sua marca ou de algum cliente. Então nós vamos colocar uma página de site em construção e quando a pessoa acessar ela vai ter uma página informando que o site está em construção ou manutenção.

E nós vamos fazer isso instalando um plugin. Então você vai instalar o seu primeiro plugin! Vamos ao painel administrativo do WordPress. Vamos ir em plugins -> adicionar novo. Existem diversos plugins para colocar o site em manutenção ou construção. Eu vou ensinar um que e bastante simples de configurar. O Easy Coming Soon é o que mais utilizo para avisar meu público que o site está em construção. Esse é o mais simples que tem. Depois que vocês tiverem mais confiança em instalar plugins e quiserem aprender mais, tem diversos outros.  Como você vai escolher? Eu vou ensinar esse para vocês porque eu já conheço e sei que ele é extremamente fácil de utilizar.

Mas o que você tem que levar em consideração quando vai escolher um plugin? Aqui eles informam alguns dados bem interessantes. Você tem o nome do plugin, quantidade de instalação, última atualização e a nota média da avaliação. Essas são informações importantes para você saber se o plugin é confiável ou não. Então chegamos a conclusão que esse plugin é muito bem avaliado pela comunidade. Já que esse plugin “Coming Soon Page and Maintance” é tão bem avaliado, vamos trabalhar com ele aqui na aula. Vamos clicar em instalar e depois em ativar. Já temos nosso plugin ativo. Se você ir em plugins e plugins instalados, vai ver esse plugin instalado. E se você colocar o mouse em configuração, vai notar que apareceu uma nova opção.

Configurando o plugin para aparecer a página de manutenção no site

Geralmente quando você instala um plugin, geralmente vai aparecer uma nova opção na coluna ou em configurações. Também pode aparecer em ferramentas. Isso depende do plugin. Agora vamos configurar o nosso plugin. Configuração – > coming soon. Aqui já temos algumas informações bem intuitivas.  Ativar modo em breve, ativar modo em manutenção ou desativar. Nós vamos colocar modo em manutenção. Se você quiser, pode escolher um logotipo. Você também pode inserir um título e uma descrição que aparecerá na página. Por fim, basta salvar. E pronto! Você colocou seu site em manutenção!