Afinal, como faço para acelerar um site WordPress?
Um site WordPress lento pode prejudicar a experiência do usuário ou até fazê-lo desistir de navegar por sua página. O marketing digital é uma área cada dia mais competitiva, e otimizar uma página é o mínimo que deve ser feito para garantir o interesse de quem está acessando.
Neste contexto, o WordPress acaba tendo vantagem no mercado para a criação e gestão de sites, por conta da sua interface otimizada e comandos intuitivos. Não é de se estranhar que a plataforma domina a internet e, é por isso que vamos nos debruçar sobre ela neste post.
Mas como fazer para acelerar um site WordPress? Pouca gente sabe, mas melhorias mínimas e atualizações básicas da plataforma podem colaborar para solucionar este problema. Pensando nisso, elencamos boas e valiosas dicas para te ajudar nesta missão.
Primeiros passos
Uma das primeiras e mais importantes dicas é usar um plugin de cache. Quando você cria um site WordPress, recomenda-se que este seja um dos seus primeiros passos.
O cache nada mais é do que um mecanismo que diminui as cargas dos servidores. Na prática, quando instalado, o módulo de extensão corta a necessidade de o servidor enviar aos navegadores a mesma informação de forma repetida.
Para realizar a tarefa, o WordPress disponibiliza vários plugins com diferentes tipos de cache, como o WP-Rocket e o W3 Total Cache.
Por falar em plugins, é importante lembrar que as extensões também podem sobrecarregar a plataforma. Sim, elas são essenciais para um bom trabalho no seu site, mas acabam reduzindo a performance do WordPress, se forem usadas de forma excessiva.
O recomendável é que o seu site ou blog conte somente com os plugins que realmente são úteis para o seu funcionamento.
Outra dica valiosa, é fazer uso de uma Rede de Entrega de Conteúdo (CDN). Muitos sites estão hospedados em um servidor de origem, que pode facilmente sobrecarregar em picos de acesso.
Com um CDN, você garante a entrega de velocidades de carregamento mais rápidas para o visitante, independentemente de onde eles estão localizados. As opções mais populares em CDN no mercado são a Cloudflare e MaxCDN.
Para acelerar um site WordPress, você pode ainda usar a técnica de minificação. A prática permite reduzir o tamanho de arquivos de HTML, CSS e JS, removendo caracteres extras. Plugins como o W3 Total Cache ajudam neste processo.
Se o seu site continua lento, ativar a compressão Gzip também é uma boa opção. A técnica te permite diminuir os recursos ou arquivos buscados no seu site, o que faz diminuir o tempo de carregamento da página.
Confira outras técnicas que você pode tentar para acelerar um site WordPress:
- Simplificar o design do seu site ou substituir o seu tema;
- Desativar comentários;
- Desligar a revisão de artigos;
- Corrigir links quebrados.
Otimize o seu próprio conteúdo
Todas estas dicas são valiosas, mas também é importante que você otimize o próprio conteúdo para acelerar o seu site WordPress<>strong>. E mesmo que o seu site apresente melhoria no carregamento das páginas, é válido permanecer usando estas técnicas.
Uma das dicas mais importantes é referente ao carregamento de suas imagens. Caso você use o Photoshop, por exemplo, recomenda-se usar fotografias com, no máximo, 40kb dentro das postagens. Opte, ainda, por salvar os arquivos no formato “Save for Web” em .JPG.
Você também pode eliminar vídeos das suas páginas. E isso não quer dizer que você irá perder conteúdo. O ideal é excluir vídeos reais postados no passado e realizar upload para o YouTube. Depois, é só copiar o link na plataforma de vídeos e colar na sua página.
A mesma dica vale para temas, widgets e imagens defasadas e que só servem para pesar o seu site.