Uma das ferramentas mais usadas por quem trabalha com WordPress é o plugin WordPress Yoast SEO. Esse plugin, quando bem utilizado, é capaz de otimizar resultados positivos para seu site. Compreenda melhor tudo o que envolve o Yoast SEO.

O que é Yoast SEO

Conhecido como WordPress SEO by Yoast, esse plugin possui muitas ferramentas que ajudam no desenvolvimento de SEO (Search Engine Optimization ou em português otimização do site para os mecanismos de busca da internet, como o Google). Como todo site ou blog só é importante se é encontrado pelo Google, o SEO possibilita um melhor desempenho nos resultados de busca da internet.

Esse plugin permite, de forma simples, executar a maioria das otimizações necessárias do site. Seja você iniciante ou que tenha um conhecimento mais avançado de SEO, o Yoast SEO é perfeito em todos os casos.

Mas para obter todos os benefícios deste plugin, você deve seguir alguns passos. São etapas práticas e simples que fazem toda a diferença na hora de obter resultados no seu site. Saiba mais a seguir.

5 Passos para aproveitar melhor o plugin Yoast SEO

Para utilizar todas as funcionalidades do Yoast SEO, você deve seguir algumas etapas. Veja abaixo os 5 passos necessários para isso. Vamos começar?

  1. Configure o Yoast Wizard: assim que você instalar o plugin, o símbolo do Yoast deve aparecer no menu lateral. Clique nela e abra o painel de configuração. Dessa forma, você terá acesso a todas as notificações, assim como problemas encontrados no SEO do seu blog e muito mais. Assim que você abrir o plugin, terá a sugestão de você utilizar o Yoast SEO Configuration Wizard. Clique no link e faça as configurações iniciais.
  2. Use o Yoast na análise de SEO de cada post: sempre que você abrir o editor do WordPress para publicar alguma página ou post, observe a análise de SEO do Yoast, geralmente localizado abaixo do campo de digitação no artigo. Seja com a versão gratuita ou paga, é fácil compreender a identificação desse plugin.
  3. Verifique a análise de legibilidade: fique atento à legibilidade do texto. O Yoast SEO analisa 4 itens: tamanho das sessões, parágrafos, frases e presença de palavras de transição. Quanto mais pontos positivos do texto estiverem relacionados com as exigências do Yoast, maiores são as chances de ter um bom desempenho.
  4. Observe as funções extra: sempre que utilizar o Yoast SEO, observe as funções extra. O conteúdo estrutural e a aba de configurações são importantes e rendem muitos resultados, se forem usadas de forma correta.
  5. Fique de olho nas atualizações: esses são os principais pontos, mas é importante compreender que o Yoast SEO sempre é atualizado. Então novas funções podem ser adicionadas ou recursos já presentes podem ser melhorados. Para isso, você deve sempre manter esse plugin atualizado no seu WordPress.

Se você tem um site ou blog, é essencial que tenha o Yoast SEO para uma melhor performance. Faça as atualizações do sistema constantemente para sempre ter acesso aos benefícios desse plugin. Acredite, sabendo utilizar bem suas funções, é possível ter grandes resultados em pouco tempo e sem mais investimentos.

Curso grátis de SEO para WordPress no Youtube

A plataforma WP Definitivo já desenvolveu um curso grátis de SEO para WordPress utilizando o plugin Yoast SEO. Essa é uma ótima oportunidade para você aprender na prática a fazer as configurações citadas nesse artigo e começar a melhorar seu site nos resultas de pesquisa do Google e outros buscadores. Acesse agora nosso curso de SEO para WordPress.

Autor: Leandro Biffi

1 comentário

  • Artigos como esse que nos deixa informado, e de uma forma clara e ainda nos ensina como utilizar? Para mim que depois dos 50 anos estou começando a entrar neste universo WordPress é Excelente!

    Obrigado Leandro

Deixe uma resposta